UFPel

Epidemio tem novo coordenador

Bernardo Lessa Horta substitui Pedro Hallal, que assume nesta quarta a reitoria da Universidade

Professor do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas (PPGE/UFPel), Bernardo Lessa Horta assume a função de coordenador do PPGE pelos próximos dois anos. A portaria que nomeia o docente para o cargo foi publicada no Diário Oficial da União de 22 de dezembro de 2016. A designação endossa decisão do colegiado do PPGE. Também professora do Programa, Helen Gonçalves será coordenadora adjunta. Ela também foi escolhida para a função pelo colegiado.

O atual coordenador toma posse em substituição ao professor Pedro Curi Hallal, que se afastou da função e de suas atividades acadêmicas para assumir a reitoria de 2017 a 2020.

Bernardo Lessa Horta tem 51 anos e é natural de Belo Horizonte (MG). É graduado em Medicina pela UFPel, mesma instituição em que realizou o curso de mestrado na área de Saúde Materno-Infantil. Graduou-se doutor em Epidemiologia em 2001 pela McGill University, no Canadá.

Desde 2004, atua como professor do Departamento de Medicina Social e do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da UFPel. É coordenador da Comissão de Avaliação em Saúde Coletiva do CNPq e consultor da Organização Mundial de Saúde (OMS) nas áreas de saúde materna, infantil e do adolescente. É pesquisador nas áreas de saúde materno-infantil e epidemiologia do ciclo vital, nas quais é reconhecido internacionalmente. Colabora com o desenvolvimento de projetos de pesquisa na Universidade, entre os quais a Coorte de Nascimentos de 1982 em Pelotas, que lhe rendeu a autoria do primeiro trabalho científico a apresentar à comunidade internacional. No estudo, Horta demonstrou evidências epidemiológicas dos benefícios do aleitamento materno na infância sobre o capital humano na vida adulta.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Menina de 14 anos, que participou do  The Voice Kids, sofre ofensas raciais na internet Anterior

Menina de 14 anos, que participou do The Voice Kids, sofre ofensas raciais na internet

Greve dos funcionários do Hospital de Caridade de Canguçu é suspensa Próximo

Greve dos funcionários do Hospital de Caridade de Canguçu é suspensa

Deixe seu comentário